Acesso ao Banco durante a pandemia-Novembro 2020
A empresa MIRA realizou um Inquérito em Novembro 2020, a 954 Indivíduos Bancarizados, com mais de 20 anos, em Luanda e Províncias, com o objectivo de melhor entender a forma de relacionamento com o Banco em período de Pandemia.
-
88% indica que habitualmente se desloca à Agência
-
82% afirma ter cartão Multicaixa
-
20% indica ter Multicaixa Express
-
15% afirma ter Internet Banking
Apesar de 82% indicar possuir Cartão Multicaixa, cerca de 46% afirma estar neste período a utilizar menos vezes o Cartão Multicaixa.
41% aponta a falta de dinheiro, como o principal motivo para a utilização menos frequente do Multicaixa.
33% dos entrevistados afirmam estar a sentir dificuldade no acesso ao Banco durante este período da Pandemia, sendo as filas longas quer ao balcão, quer no Multicaixa a principal causa de dificuldade.
Link para a notícia no jornal Expansão
08/08/2023
Indicador de Confiança Bancária MIRA
O indicador de confiança bancária (ICB) foi construído com base na opinião dos clientes de cinco bancos angolanos,
Este indicador varia de 1 a 10, sendo 1 o valor referente ao nível de confiança mais baixo e 10 ao mais alto.
O estudo MIRA ISB 2020, além do indicador de confiança bancária, disponibiliza ainda um conjunto adicional de indicadores de satisfação com a banca angolana.
Segundo dados do referido estudo, podemos concluir que boa parte dos angolanos não se torna
cliente de bancos públicos por livre iniciativa, e sim a pedido das empresas a que geralmente estão vinculadas, mesmo considerando que há maior qualidade nos serviços prestados pelos bancos privados.
Quando o indivíduo tem a liberdade de escolher o banco com o que se relaciona, o bom atendimento, a rapidez na resolução dos problemas e a proximidade das suas residências ou do local de trabalho são, segundo a pesquisa da MIRA, as três principais razões que levam os clientes a optarem por bancos privados.